Desde meados de 2015 que a central multimídia dos carros vem se disseminando no Brasil. De lá para cá, o Android Auto e o Apple CarPlay também ficaram famosos. Afinal, esses dois são os principais sistemas operacionais desse dispositivo.
Há modelos de carros que já contam com ele como item de série. Outros oferecem em pacotes de tecnologia cada vez mais acessíveis. No Brasil, só em relação ao Android já são que dão o suporte. No caso do .
Entram na lista também carros populares, como , Ford Ka, C3, Fox e Kwid. Muitas vezes, o dispositivo está presente também com conexão sem fio. E mesmo com essas facilidades todas, algumas pessoas ainda não utilizam. Então, siga adiante para ver como fazê-lo!
Android Auto: primeiros passos
Se você quer controlar funcionalidades como mapas, navegação, músicas, YouTube, chamadas e até mensagens de texto, vai curtir essa opção.
O que esse aplicativo faz é exibir todos os apps ligados a essas funções na tela do carro. Ou mesmo na tela do smartphone, caso o veículo não seja compatível com o aplicativo. Portanto, há três modos de utilizar o Android Auto:
- Na tela do smartphone;
- Na tela do automóvel: com cabo USB;
- Na tela do automóvel: sem fio.
No primeiro caso, além de um plano de dados no telefone, basta ter um smartphone com o sistema a partir do Android 8.0 (Oreo). Nele você instala o Android Auto atualizado na última versão, e seguindo as instruções.
Depois, você deve ativar os recursos pelo “modo carro” do Google Assistente do seu celular. No segundo caso citado acima, siga os mesmos passos, só que com o cabo USB conectado na central multimídia do seu smartphone.
No terceiro e último caso, temos a melhor opção, que é o Android Auto visto na tela do carro, sem fio. Aqui, além do plano de dados é preciso ter Wi-Fi de 5 Ghz, até porque não basta saber a compatibilidade do carro, pois o celular também precisa ser compatível.
Segundo a plataforma do Google, qualquer smartphone com o Android 11.0 dá suporte. E também smartphones Google ou Samsung já com o Android 10.0 instalado. Além de Samsung Galaxy S8, Galaxy S8+ e Note 8, ao menos com o Android 9.0.
Primeiros passos no CarPlay Apple
Aqui a promessa é a mesma: colocar rotas, ligações, músicas, mensagens e afins ao acesso do condutor. Tudo sem retirar sua atenção do volante, claro, e com o diferencial da Siri.
Já conhecida dos fãs e usuários da Apple, trata-se da assistente virtual inteligente da marca. Neste caso, ela permite integrar as funções do próprio CarPlay, por comando de voz, até outras bem mais elaboradas.
Por exemplo, quem já utiliza HomeKit e tem uma casa inteligente, pode pedir que a Siri abra a porta da garagem. As possibilidades gerais do CarPlay também são três:
- Por meio de um cabo USB;
- Sem o uso de fios (mas com cabo USB no primeiro uso);
- Somente sem o uso de fios.
Além de um plano de dados no telefone, basta ter um modelo de celular acima do iPhone 5. No primeiro caso, plugue um cabo Lightning da Apple, ligando o USB do telefone ao do carro e .
Se a ideia for usar o CarPlay sem fio com USB no primeiro uso, é bem fácil. Na primeira vez, faça o mesmo indicado acima. Após o segundo uso, um alerta no iPhone já vai oferecer o campo para acessar por conexão sem fio.
No terceiro caso, em que o carro vai direto pelo uso de fios, sem o intermediário USB, recorra ao volante. Ali você mantém o botão do comando de voz apertado, só para o telefone reconhecer o carro.
Então, no smartphone mesmo, vá em “Ajustes”, depois “Geral” e enfim “CarPlay”. O veículo vai aparecer na tela como uma opção de conectividade.