Esse texto é para você que está planejando sua viagem ou já está no exterior e precisa de informações sobre o aluguel de carro. Neste momento, deve passar pela sua cabeça que existe uma grande burocracia, porém, não é dessa forma. Entretanto, separamos algumas das regras necessárias para conseguir alugar seu automóvel.
Vale ressaltar que não existe uma locadora específica, assim como no Brasil se encaixa melhor a que tiver o preço que se enquadra em seu bolso.
Pontos importantes do aluguel no exterior
Documentação
Para quem deseja alugar um carro no exterior, é bom saber que a CNH brasileira é aceita nos seguintes países: Austrália, Canadá, Estados Unidos (com exceção de San Diego), Suíça e Portugal. Sendo assim, basta apresentá-la junto de seu RG ou passaporte.
Nos países nos quais a carteira não tem validade, como Itália e Grécia, precisará ir até a unidade do Detran na sua cidade para emitir uma Permissão Internacional para Dirigir (a famosa PID), que nada mais é do que um documento traduzido em sete idiomas que pode ser utilizado em mais de 100 países. O valor cobrado para emitir a certificação varia entre os estados brasileiros (no Rio Grande do Sul, por exemplo, custa R$63,99, já em São Paulo, custa R$330,99) e tem validade de três anos.
Idade
Apesar de 18 ser a idade mínima para dirigir um carro na maioria dos países, a locação de carros costuma ser feita apenas para jovens maiores de 21 anos. É possível ter menos dessa idade e conseguir um automóvel, mas é provável que seja necessário pagar um valor adicional no momento do aluguel.
Contrato
É de extrema importância confirmar se não ocorrerão cobranças adicionais em seu contrato após finalizarem a devolução. Ao pegar o carro, faça uma vistoria cuidadosa dele, verificando se há alguma avaria não especificada no contrato. Caso ache algo, mostre ao atendente que está te ajudando no aluguel e exija que as inconformidades sejam colocadas no contrato, para que você não corra o risco de pagar pelo estrago que não causou.
Devolução
É possível retirar o carro em uma cidade e deixá-lo em outra, no entanto, de forma contratual possui uma “taxa de retorno”. É bom ficar atento durante sua conversa com o atendente.
Seguro
No momento de alugar seu veículo é ideal questionar referente aos seguros. O melhor seria um seguro completo, mas caso não seja possível, priorize o Collision Damage Waiver (CDW), já que batidas e amassados costumam ser o “contratempo” mais comum na vida dos viajantes que alugam um veículo.
Pagamento
O principal é garantir um cartão internacional, pois os nacionais não serão uteis para processar a reserva. Além disso, separe um alto limite, pois as seguradoras normalmente reservam um caução para problemas no aluguel.
Com os Karvi Certificados inspecionamos o funcionamento de 280 itens presentes nos carros usados que vendemos através da nossa rede de concessionárias. Além disso, fornecemos ao comprador uma garantia mecânica de um 1 ano.
Por isso, adquirir um certificado Karvi é a forma mais segura de comprar um carro seminovo. Confira mais sobre nossa forma de trabalhar e adquira seu modelo com tranquilidade clicando aqui. |